terça-feira, 22 de abril de 2014

Conclusão:

Podemos observar que os bate papos ou chats como queiram chamar, mais comuns entre as redes sociais em um ambiente cotidiano e informal vem crescendo de uma forma avassaladora sem escolher classes ou idades.
Já no contexto educacional os CHATS ainda vem sofrendo um pouco de resistência tanto pela insegurança de que se possa interferir nos estudos muitas vezes por não saberem dividir as conversas pessoais e paralelas do ambiente escolar, quanto pela dificuldade de alguns professores em administrarem esse processo.  Ao mesmo tempo que encontramos professores e alunos resistentes as novidades  aquelas que cada vez mais vem quebrando essas barreiras, inclusive para recursos educacionais fora do país, criando intercâmbios escolares.
No mais acredito que esse processo deva se dar com mais cautelas, respeitando as vontades e limites de cada indivíduo.







Como Criar Um Hotmail:



Processo de aprendizagem através dos chats

    Cada  dia surgem novas maneiras de usar o  computador como recurso para enriquecer e favorecer o  processo de  aprendizagem . Isso nos  mostra que é possível alterar o paradigma educacional , hoje centrado na  aprendizagem . Esse é um  momento de transformação da  sociedade quando as escolas modificam sua rotina , dando espaço a modernidade , as estruturas que possibilitam uma relação mais  intensa entre homem ,  maquina e  mundo.
     Portanto a escola não pode desconhecer esta  realidade que se aproxima com o novo milênio e muito menos  caminhar em sentido oposto ao que ocorre do lado de fora dos seus  muros. O mundo  depara -se com imensa quantidade de informações com extrema  velocidade de transmissão destas informações , a grande rede eletrônica não suprime a a   velha escrita , ao contrario ela remete aos milhões de textos , artigos , publicações , revistas especializadas , jornais que  acumulam  a cada dia mais bibliotecas e  centros de documentação.
    Os  laboratórios implantados nas escolas , deveram servir como  suporte para  as aulas convencionais, uma  vez as escolas sendo  dotadas de software que contemple o conteúdo , o qual esta sendo trabalhado naquela  atividade , o professor deve utilizar  aprendizagem dos  seus  alunos.
   Os  outros recursos também devem ser  empregados para a profundar conhecimentos , tornando as aulas mais  estimulantes,  estes são alguns  dos  recursos mais  comuns  encontrados  nas  escolas e algumas das formas  de utilização.


Para mais informações acesse ao site:


USO PEDAGÓGICO DO MESSENGER
                                                                                                             
O MSN é uma das ferramentas que mais possibilitou a circulação de informações nas comunidades online, permitindo uma variedade de formas de comunicação e de interação com o outro. Usar esse recurso em ambientes de aprendizagem tem como objetivo promover uma maior socialização entre as pessoas, contribuindo para a troca de informações, conhecimentos e experiências. Por meio do MSN, os alunos podem discutir os conteúdos trabalhados em sala de aula com os próprios colegas de sua sala ou com alunos de outras escolas que se identificam com o assunto que está sendo abordado ou com aquele que apresenta maior grau de dificuldade. Além disso, podem-se trocar ideias, para um melhor rendimento e entendimento escolar, utilizando a ferramenta Webcam. Os alunos e qualquer pessoa que esteja acompanhando, assistirão aulas extras, ministradas e agendadas pelo próprio professor. A realização de trabalhos e exercícios pode ser acompanhada com a ferramenta em questão. O aluno, ao realizar as tarefas propostas para a casa pode na medida em que surgem as dúvidas sobre o assunto em questão, esclarecer com o auxílio do professor ou dos colegas que estão online. O MSN, sendo utilizada em sala de aula, como recurso didático-pedagógica traz para os professores dois desafios. Primeiro, lidar com esta nova geração, buscando criar estratégias eutilizar recursos que incentivem e despertem o aluno para aprender. Segundo utilizar estes recursos para promover a aprendizagem na escola, tanto de conteúdos escolares como de valores e princípios éticos. O MSN também é uma alternativa para despertar o interesse do aprendizado do aluno, auxilia no desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação, e interação social que contribuem com a sua formação. É importante, então, que o professor conheça, saiba usar e consiga administrar de forma pedagógica o MSN no ambiente escolar.  A dúvida de muitos profissionais na área da Educação é se o MSN pode ser usado de forma pedagógica na sala de aula. O MSN é, sem dúvida, um serviço rápido que pode se utilizar como ferramenta pedagógica, auxiliando no processo ensino-aprendizagem, contribuindo tanto para a relação aluno/aluno quanto aluno/professor desde que ambos tenham disposição e meios para usar este meio. Ele permite que ocorra interação e troca de experiências à distância, fazendo com que haja uma propagação maior do conhecimento.
Vale ressaltar que o uso dos computadores nas escolas é uma alternativa para despertar o interesse do aluno, desenvolvendo habilidades de leitura, interpretação, interdisciplinaridade e interação social que contribuem com a sua formação.
 Na Internet os alunos fazem o uso da leitura e escrita, em que é considerado um tipo de linguagem, que não deixa de ser uma ferramenta do pensamento. Essas habilidade, e competência linguísticas não podem ser ignoradas pelo professor. O docente precisa saber como se faz escrita e leitura nas telas dos computadores, ou seja, necessita adquirir, além da alfabetização digital, também fluência tecnológica e educativa, ampliando e atingindo níveis mais complexos de letramento. Pois para o professor conseguir que seus alunos atingem níveis superiores do uso da leitura e escrita é necessária que ele precise já ter desenvolvido essas habilidades para que em suas “práticas pedagógicas trabalhe com seus alunos a ampliação das habilidades linguísticas, levando-os a usarem o letramento em uma perspectiva ampliada, autônoma e crítica”.      


Referências Bibliográficas
Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC; Secretaria de Educação
Básica, 2006. V. 2. p. 73-74.
Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC; Secretaria de Educação
Básica, 2006. V. 2. p. 87-90.      

domingo, 20 de abril de 2014

Tecnologia ajuda ou atrapalha em sala de aula?


O uso da tecnologia (chats) na educação, dentro e fora da sala de aula, já é realidade em grande parte das escolas do Brasil. Com a internet, a busca por conhecimento ficou mais pratico e rápido. 





Para mais informações veja os sites abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=BbUaMeS6jFs
http://imirante.globo.com/sao-luis/noticias/2014/02/27/tecnologia-ajuda-ou-atrapalha-em-sala-de-aula.shtml



Chats em sala de aula!


A possibilidade de "em tempo real" enviar, aos restantes participantes, as ligações para os sítios que visitou permite a troca de pontos de vistas sobre um mesmo assunto. Depois de uma fase de teste em sala de aula, esta metodologia permite que em situação de isolamento, por motivos de saúde ou outros, o aluno possa permanecer em contato direto com seus colegas de turma.  
Fontes:
http://superdom.blogs.sapo.pt/13000.html
https://www.youtube.com/watch?v=kkN-2nNQ0Ic

sexta-feira, 18 de abril de 2014

COMPARATIVOS: 
ENTRE A SALA DE AULA TRADICIONAL 
E A SALA DE AULA TECNOLÓGICA.





 O método tradicional existe desde a academia de Platão. Nenhum modelo dura tanto sem uma genialidade intrínseca. Várias pedagogias alternativas surgiram, mas se mostraram pouco eficazes. Se algum método vai ser revolucionário, os benefícios precisam ser comprovados empiricamente.





Fontes:


Neste vídeo fica claro que nem sempre a tecnologia foi bem aceita em sala de aula!

Ficou famoso o vídeo no YouTube em que um professor, irritado com o toque do celular de uma aluna, tira o aparelho da mão dela e o espatifa no chão. Mas isso foi “há séculos”, em 2008. Hoje, com a popularização dos smart-phones, o telefone móvel deixou de ser objeto proibido em sala para, muitas vezes, tornar-se uma bem-vinda ferramenta de pesquisa.



Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=6Nix4T7FqwE
FACEBOOK: sala de bate papo



O chat(sala de bate papo do Facebook) usado como importante meio de comunicação. Nele encontramos rapidez e um ambiente inovador, as mensagens são configuradas de acordo com as necessidades de cada um. Para que essa tecnologia venha a dá certo é necessário um professor(orientador) para orientar os alunos ao uso correto, sendo assim o professor terá que ser capacitado e bem preparado para que comprometa a 
aprendizagem do aluno. O Facebook acaba de lançar o recurso de vídeo conferência  por meio de uma parceria utilizando o serviço Skype.  Agora é possível nas conversar com seus contatos além de usar o recurso de chat por meio de  mensagem de texto, também utilizar o recurso de vídeo conferência.

Dê vida às suas conversas
Algumas vezes um emoticons não é suficiente. Com a chamada por vídeo, você pode ver seus amigos sorrindo, piscando e fazendo caras e bocas.




Para mais informações acesse ao site: 


O uso pedagógico dos chats:


O uso pedagógico do chat, ou sala de bate-papo on line é um campo a se investigar e pode trazer novas dimensões não só para o ensino à distância, mas como instrumento de construção de conhecimentos, pesquisa, troca de informação e comunicação entre sujeitos que buscam aprender, seja com instituições de ensino ou não.  Essa nova realidade cria e exige outra postura do professor. Portanto, o ato de pensar e fazer educação assume um novo paradigma onde, na era digital, o aluno passa a ser o gerenciador do seu próprio conhecimento, sendo o professor o mediador nessa construção do saber. Podemos perceber que o chat é uma ferramenta que favorece a comunicação entre grupos. Essa comunicação pode ter várias direções, mas, para que ela seja eficaz, se faz necessário a presença de um mediador que terá o papel de orientar a comunicação entre os participantes na busca de atingir os objetivos propostos pelo chat.Pensar no chat como uma ferramenta pedagógica é algo desafiador para o professor, visto que ele assumirá outro papel, o de não ser mais meramente um repassador de informações, mas um mediador. Ele deixa de ser o centro do saber e estará interagindo com os participantes por meio das novas tecnologias. Desta forma, o professor na era da informação está envolvido com processos múltiplos do conhecimento que pressupõe flexibilidade, interatividade, adaptação e cooperação.  Essa ferramenta deve ser inserida na escola, com vistas a favorecer o progresso e o desenvolvimento de alunos e professores em toda a sua dimensão. Nesse âmbito, se faz necessário um repensar sobre o papel do professor e o que o futuro aponta para a sua prática.     A escola deve está constantemente aberta às novas demandas, possuindo uma visão crítica de como essa ferramenta pode facilitar e agregar uma nova prática educacional. Contribuindo, dessa forma, para a formação de um cidadão mais crítico. Nessa perspectiva, o novo paradigma educacional deve ser entendido como contribuição na busca de uma prática pedagógica autônoma, aquém de ser uma solução para os problemas crônicos do processo educacional brasileiro. Para a construção dessa pedagogia autônoma, o professor deve criar situações-problemas para serem explorados e resolvidos, ou seja, gerar desafios como estratégias motivacionais para os alunos.   No chat, os alunos interagem com os outros participantes por meio da comunicação escrita, utilizando códigos peculiares do ambiente virtual. Essa ferramenta pode contribuir para o aprimoramento da capacidade de raciocínio e agilidade na escrita. Após o chat, deve ser gerado um relatório de registro que deve ser analisado pelos professores e alunos na busca de identificar o que foi discutido, incluindo os assuntos mais palpitantes ou questões gramaticais, com vistas a levar os participantes a uma reflexão. Além disso, o chat pode ajudar os professores a entender os assuntos que mais interessam seus alunos e, dessa forma, desenvolver uma pedagogia de projetos que tem seu foco nas reais necessidades dos participantes.

Para mais informações acessar o site abaixo:
     Vanessa dos Santos Nogueira
                    Pedagoga
     Colunista - Brasil Escola.com

quarta-feira, 16 de abril de 2014

SKYPE

 

“O skype é usado como ferramenta educacional por alunos e até por engenheiros da NASA.”

 

Conhecido por baratear ligações e facilitar vídeo conferências, o skype desde 2011, virou ferramenta em sala de aula promovendo a troca de experiências entre educadores e alunos do mundo todo. A lista de usuários vem se tornando extensa desde estudantes de inglês, engenheiros da NASA, a Microsoft.  Na Nasa através do skype o professor tradicional perde o posto para especialista e engenheiros da agência  espacial americana que explicam como funciona o universo.   O programa Skype in the Classroom da Skype, por exemplo, ajuda a quebrar as barreiras da distância e do tempo para permitir que estudantes de todo o mundo possam ter novas experiências de aprendizado, do topo do Monte Everest ao fundo do mar. Crianças da China podem entender como suas vidas são parecidas ou diferentes das vidas das crianças do Brasil, e cientistas da NASA podem mostrar pessoalmente a estudantes de qualquer lugar do mundo como preparar uma nave espacial para o lançamento.



No Brasil

Educadoras da Cultura Inglesa, unidade em Petrópolis (RJ), já testaram o Skype na Sala de Aula. A rede aposta no projeto Digital Integration, que utiliza recursos digitais para ampliar a vivência do idioma.
“O uso do sistema proporciona aos estudantes uma oportunidade de desenvolvimento linguístico para além das quatro paredes da sala de aula”, comenta a diretor-superintendente da Cultura Inglesa, Maria Lucia Willemsens.
O grupo já conversou, por videoconferência, com alunos de escolas dos EUA e do Canadá, compartilhando histórias sobre a rotina de estudos, hábitos de vida e culturas diferentes. Tudo, claro, em inglês.

Fontes:

 WhatsApp

O whatsApp é um aplicativo (para celular), não sendo necessário possuir o mesmo modelo de aparelho para poder trocar mensagens. Por exemplo:
Um usuário de android  pode tranquilamente trocar SMS com uma pessoa que possui um IPHONE . Para isso, requer que os aparelhos estejam conectados a internet, seja através de uma conexão WI-FI ou 3G.

RECURSOS:

O whatsApp oferece uma série de recursos que supera o envio simples de uma mensagem SMS:
- Visual limpo e fácil de usar;
- Mensagem em grupo;
- Envio de vídeos, imagens e sons.

 CURIOSIDADES:

Significado de WhatsApp

Na língua inglesa, WhatsApp é uma aglutinação de What’s up + App. A expressão informal What’s up? Significa e aí? Qual é o problema? O que está acontecendo? como em What’s up – Why does everyone look so serious? (Qual é o problema? Por que todos estão tão sérios?). Já App é a abreviação de application program (aplicativo). Fonte: Cambridge Dictionary

A origem de “WhatsApp”, digo “What’s Up”

A expressão what’s up se popularizou em 1940 por causa do desenho animado Bugs Bunny (conhecido como Pernalonga no Brasil). Seu bordão é a pergunta “Eh… What’s up, doc?” (“Eh… O que é que há velhinho?” no Brasil/“Eh… Qual é, meu?” em Portugal).


CHAT:

O termo chat significa a possibilidade de bater papo com outros usuários da internet.
Esta definição inclui programas de IRC (Internet Relay Chat), conversão em sítio web ou mensageiros instantâneos.
O uso do chat, ou bate papo on line é uma ferramenta nova no campo da educação, mas pode trazer novas dimensões não só para o ensino a distância, mas como construção de conhecimentos, pesquisas, troca de informação e comunicação entre pessoas que buscam aprender cada dia mais.

* Internet Relay Chat (IRC) é um protocolo de comunicação utilizado na Internet. Ele é utilizado basicamente como bate-papo (chat) e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privada.




COMO SURGIRAM OS BLOGS?


    O primeiro blog foi criado por Jorn Barger, em 17 de Dezembro de 1997, primeiro nome (WEBLOG) e mantém até hoje a formação digital.  Sendo que a abreviação BLOG surgiu de uma brincadeira feita por Perter Mercholz que desmembrou a palavra Weblog para forma a frase WE BLOG (nós blogamos).
Por volta de 2000 foi criado o PERMALINK, conhecido em português como ligação permanente que transforma o perfil dos blogs. É simplesmente o endereço de cada post, seu blog tem um endereço e cada artigo também tem sua própria casa, assim as pessoas podem chegar diretamente a um artigo, seja por indicação ou por pesquisas no google.


                                                                          


  Para mais informação:
http://linhasdigitais.wordpress.com/2009/11/25/como-surgiram-os-blogs/              




Sejam Bem Vindos ao Blog

Olá blogueiros e visitantes, este é o nosso blog, nele vamos interagir e discutir sobre um fator muito importante hoje ligado a educação, o uso dos chats em sala de aula, nosso blog tem como objetivo de trazer os chats como conteúdos educativos, então estaremos abordando os bate papos mais usados atualmente tais como:
  
    WhatsApp
    Skype
    Facebook
    MSN

Vamos procurar trazer em nosso blog curiosidades, desafios, histórias e informações sempre da atualidade!

Nós Gisele, Kaio, Lucilene e Silvana, agradecemos sua visita!