USO PEDAGÓGICO DO
MESSENGER
O MSN é uma das ferramentas que
mais possibilitou a circulação de informações nas comunidades online,
permitindo uma variedade de formas de comunicação e de interação com o outro.
Usar esse recurso em ambientes de aprendizagem tem como objetivo promover uma
maior socialização entre as pessoas, contribuindo para a troca de informações,
conhecimentos e experiências. Por meio do MSN, os alunos podem discutir os
conteúdos trabalhados em sala de aula com os próprios colegas de sua sala ou
com alunos de outras escolas que se identificam com o assunto que está sendo
abordado ou com aquele que apresenta maior grau de dificuldade. Além disso,
podem-se trocar ideias, para um melhor rendimento e entendimento escolar,
utilizando a ferramenta Webcam. Os alunos e qualquer pessoa que esteja
acompanhando, assistirão aulas extras, ministradas e agendadas pelo próprio
professor. A realização de trabalhos e exercícios pode
ser acompanhada com a ferramenta em questão. O aluno, ao realizar as tarefas propostas
para a casa pode na medida em que surgem as dúvidas sobre o assunto em questão,
esclarecer com o auxílio do professor ou dos colegas que estão online. O MSN,
sendo utilizada em sala de aula, como recurso didático-pedagógica traz para os
professores dois desafios. Primeiro, lidar com esta nova geração, buscando
criar estratégias eutilizar recursos que incentivem e despertem o aluno para
aprender. Segundo utilizar estes recursos para promover a aprendizagem na
escola, tanto de conteúdos escolares como de valores e princípios éticos. O MSN
também é uma alternativa para despertar o interesse do aprendizado do aluno,
auxilia no desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação, e
interação social que contribuem com a sua formação. É importante, então, que o
professor conheça, saiba usar e consiga administrar de forma pedagógica o MSN
no ambiente escolar. A dúvida de muitos
profissionais na área da Educação é se o MSN pode ser usado de forma pedagógica
na sala de aula. O MSN é, sem dúvida, um serviço rápido que pode se utilizar
como ferramenta pedagógica, auxiliando no processo ensino-aprendizagem,
contribuindo tanto para a relação aluno/aluno quanto aluno/professor desde que
ambos tenham disposição e meios para usar este meio. Ele permite que ocorra
interação e troca de experiências à distância, fazendo com que haja uma
propagação maior do conhecimento.
Vale ressaltar que o uso dos
computadores nas escolas é uma alternativa para despertar o interesse do aluno,
desenvolvendo habilidades de leitura, interpretação, interdisciplinaridade e
interação social que contribuem com a sua formação.
Na
Internet os alunos fazem o uso da leitura e escrita, em que é considerado um
tipo de linguagem, que não deixa de ser uma ferramenta do pensamento. Essas
habilidade, e competência linguísticas não podem ser ignoradas pelo professor.
O docente precisa saber como se faz escrita e leitura nas telas dos
computadores, ou seja, necessita adquirir, além da alfabetização digital,
também fluência tecnológica e educativa, ampliando e atingindo níveis mais
complexos de letramento. Pois para o professor conseguir que seus alunos
atingem níveis superiores do uso da leitura e escrita é necessária que ele
precise já ter desenvolvido essas habilidades para que em suas “práticas pedagógicas
trabalhe com seus alunos a ampliação das habilidades linguísticas, levando-os a
usarem o letramento em uma perspectiva ampliada, autônoma e crítica”.
Referências Bibliográficas
Orientações Curriculares para o Ensino Médio.
Brasília: MEC; Secretaria de Educação
Básica, 2006. V. 2. p. 73-74.
Orientações Curriculares para o Ensino Médio.
Brasília: MEC; Secretaria de Educação
Básica, 2006. V. 2. p. 87-90.
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